wORLD mOSQUITO PROGRAM

à dengue, Zika
e chikungunya

marca-em-fundo-branco.png

O World Mosquito Program (WMP) é uma iniciativa internacional sem fins lucrativos que trabalha para proteger a população das doenças transmitidas por mosquitos. O WMP está presente em 12 países e propõe o Método Wolbachia como uma forma inovadora, segura, natural e autossustentável para o controle de arboviroses.

Não há modificação genética no Método Wolbachia do WMP Brasil.

sustentavel.png
mapa-mundi-wmp.png
fiocruz-wmp1.png

O Método Wolbachia é seguro para humanos, animais e ambiente. Ele consiste na liberação de Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia para que se reproduzam com os Aedes aegypti locais e estabeleçam uma nova população destes mosquitos, todos com Wolbachia. E, assim, teremos novas gerações de mosquitos, com a capacidade reduzida de transmitir dengue, Zika e chikungunya.

reproducao-aedes-wmp.png

O Método Wolbachia  é natural e autossustentável. Os Aedes aegypti com Wolbachia são liberados no território e, com o tempo, esses mosquitos irão se estabelecer na localidade e essa nova população de insetos não irá transmitir doenças. Com isso, a natureza se encarrega da sustentabilidade do método, não sendo necessário fazer liberações de forma permanente.

expansao-aedes-wmp.png

Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas que visam promover a saúde em seu amplo contexto social, três deles estão envolvidos diretamente com a melhoria da qualidade de vida através da promoção da saúde das populações e dialogam com os princípios do Word Mosquito Program: 3) saúde e bem-estar; 13) ação contra a mudança global do clima; e 17) parcerias e meios de implementação.

No WMP Brasil, acreditamos na colaboração para ajudar a proteger milhares de pessoas das doenças transmitidas por mosquitos. E é assim que nasce essa página, que tem como objetivo principal auxiliar educadores e educadoras a trabalhar a temática das arboviroses em sala de aula e outros espaços de formação. Acreditamos que as escolas e espaços educacionais possuem o potencial de dialogar de forma crítica sobre diversos temas. Dentre eles, a integração das ciências, saúde e ambiente, através de uma abordagem lúdica, desmistificada e de aproximação com os alunos e professores.

processos-wmp1.png
forma-wmp.png

Foto:

VÍDEO AULA 02

Conheça o World Mosquito Program

World Mosquito Program - conheça o nosso método

WMP em Libras

banner-ebook-vert2.png
banner-ebook-horiz.png
botao-e-book1.png
australia-aid.png

Método Wolbachia e o controle das arboviroses - guia para educadores 2020  é apoiado pelo governo australiano e implementado pelo World Mosquito Program Brasil.

Uma iniciativa da Australian Aid implementada pelo World Mosquito Program Brasil em nome do governo australiano.