WOLBACHIA

A bactéria que
atua contra a
dengue e outras
doenças

forma-ambiental-2.png
forma-wolbachia-1.png
forma-aedes-2.png

 Foto: Divulgação 

marca-em-fundo-branco.png

Pesquisadores do World Mosquito Program (WMP) descobriram, na Universidade Monash, na Austrália, uma forma inovadora e complementar de combate às arboviroses como dengue, Zika e chikungunya. O método é baseado no uso de uma bactéria chamada Wolbachia pipientis como forma de controle biológico, somando-se assim aos outros métodos de combate já conhecidos pela população.


Pesquisadores transferiram a bactéria Wolbachia da mosca-da-fruta (Drosophila melanogaster) para os ovos do mosquito Aedes aegypti por meio de uma
microinjeção. Desta forma, a bactéria fica presente em todas as fases de desenvolvimento do mosquito (ovo, larvas, pupa e adulto). Não houve modificação
genética neste processo
, nem na mosca-da-fruta, nem no Aedes aegypti, nem na Wolbachia.

A Wolbachia é uma bactéria natural e intracelular, presente em cerca de 60% dos insetos, incluindo borboletas, mosquitos como o “pernilongo” (Culex sp), abelhas, formigas, entre outros, não sendo capaz de infectar vertebrados, incluindo animais e humanos.

Quando a Wolbachia está presente nas células do Aedes aegypti, ela impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam, contribuindo para redução destas doenças.

VÍDEO AULA 03

Wolbachia

tarja_wolbachia.png

VÍDEO

Explicando o Método Wolbachia

VÍDEO

Microinjeção da Wolbachia 

VÍDEO

Processo de microinjeção

VÍDEO

Como se identifica a Wolbachia no mosquito?

VÍDEO

A Wolbachia vai acabar com os mosquitos?

VÍDEO

O Aedes aegypti com Wolbachia é transgênico? NÃO

banner-ebook-vert2.png
banner-ebook-horiz.png
botao-e-book1.png
australia-aid.png

Método Wolbachia e o controle das arboviroses - guia para educadores 2020  é apoiado pelo governo australiano e implementado pelo World Mosquito Program Brasil. 

Uma iniciativa da Australian Aid implementada pelo World Mosquito Program Brasil em nome do governo australiano.