WOLBACHIA
A bactéria que
atua contra a
dengue e outras
doenças
Foto: Divulgação
Pesquisadores do World Mosquito Program (WMP) descobriram, na Universidade Monash, na Austrália, uma forma inovadora e complementar de combate às arboviroses como dengue, Zika e chikungunya. O método é baseado no uso de uma bactéria chamada Wolbachia pipientis como forma de controle biológico, somando-se assim aos outros métodos de combate já conhecidos pela população.
Pesquisadores transferiram a bactéria Wolbachia da mosca-da-fruta (Drosophila melanogaster) para os ovos do mosquito Aedes aegypti por meio de uma
microinjeção. Desta forma, a bactéria fica presente em todas as fases de desenvolvimento do mosquito (ovo, larvas, pupa e adulto). Não houve modificação
genética neste processo, nem na mosca-da-fruta, nem no Aedes aegypti, nem na Wolbachia.
A Wolbachia é uma bactéria natural e intracelular, presente em cerca de 60% dos insetos, incluindo borboletas, mosquitos como o “pernilongo” (Culex sp), abelhas, formigas, entre outros, não sendo capaz de infectar vertebrados, incluindo animais e humanos.
​
Quando a Wolbachia está presente nas células do Aedes aegypti, ela impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana se desenvolvam, contribuindo para redução destas doenças.
VÍDEO AULA 03
Wolbachia
VÍDEO
Explicando o Método Wolbachia
VÍDEO
Microinjeção da Wolbachia
VÍDEO
Processo de microinjeção
VÍDEO
Como se identifica a Wolbachia no mosquito?
VÍDEO
A Wolbachia vai acabar com os mosquitos?
VÍDEO
O Aedes aegypti com Wolbachia é transgênico? NÃO
Método Wolbachia e o controle das arboviroses - guia para educadores 2020 é apoiado pelo governo australiano e implementado pelo World Mosquito Program Brasil.
Uma iniciativa da Australian Aid implementada pelo World Mosquito Program Brasil em nome do governo australiano.